segunda-feira, maio 08, 2006

Coca-Cola

A Coca-Cola faz 120 anos

John S. Pemberton

Garrafa

Receita

A Coca-Cola foi desenvolvida, em Atlanta, Geórgia, por John S. Pemberton, sendo a primeira bebida a ser oferecida com uma fonte de soda e Coca-Cola com água carbonatada. A Coca-Cola foi registada como marca em 1987 e em 1895 era vendida em todo o território dos Estados Unidos.

O primeiro anúncio da Coca-Cola apareceu três semanas depois da sua entrada no mercado, a 8 de Maio de 1886. Foi na secção de anúncios do periódico Atlanta Journal-Constitution e dizia o seguinte: "Coca-Cola...!Deliciosa! !Refrescante! !Estimulante! !Vigorizante!"

O primeiro responsável pela publicidade da Coca-Cola foi o contabilista Frank M. Robinson, que em 1886 idealizou e desenhou o logotipo da marca Coca-Cola. Depois da expressão O.K., Coca-Cola é a palavra mais reconhecida e pronunciada em todo o mundo.

A receita da Coca-Coca é considerada segredo e, segundo consta, está guardada em caixa-forte de um banco em Atlanta, embora apareça na Net o conteúdo dessa receita, como aliás apresentamos aqui neste 'post'.

Coca-Cola é a bebida refrescante mais vendida na história, sendo o producto mais popular no mundo, que se deve ao seu sabor único e carácter refrescante autêntico, mas fundamentalmente pelas grandes campanhas publicitárias que teêm sido lançadas em todos os paises e também à eficiência das acções de marketing que, em várias vertentes envolvem os seus consumidores.

Por outro lado, nalguns países, certamente devido à sua grande concorrência, são lançadas campanhas de difamação que têem sido quebra-cabeças para os seus responsáveis.

Existe um filme, "The Coca-Cola Kid", que já não é novo, e que de uma forma directa descreve a filosofia da Coca-Cola na conquista de mercados e as acções que promove para ser bem sucedida!


Sem comentários: