domingo, maio 14, 2006

LUSOFONIA

A LUSOFONIA OU FALTA DELA

Com o título acima, reproduzimos o artigo que encontramos no site O Bazonga da Kilumba! que não queremos deixar de reproduzir na íntegra, como abaixo indicamos:

"Por vezes encontro artigos interessantes. E o que se segue além de interessante tem também um comentário de um leitor que me deixou a pensar e que gostaria de deixar para debate. Cá vai:

"Os Segredos da Lusofonia

Como tudo o que é um bem comum, a lusofonia é uma realidade complexa. Não pode ser gerida de modo linear nem instrumentalizada nas costas dos 220 milhões de lusófonos que a fazem viver.

Políticos que instrumentalizam a cultura e a língua para lubrificar negócios públicos e privados; intelectuais serodiamente fixados em problemas do nacionalismo e que, para fazer ouvir o seu poder cultural, "enfoncent des portes ouvertes"; empresários à boleia de políticos para proteger interesses que deveriam saber defender mais liberalmente; eis três tipos de protagonistas cujas inabilidades não impedem que a lusofonia continue a crescer. Em liberdade, para além das manipulações...

Antes de mais, a lusofonia é uma comunidade de afectos. Nasceu da primeira globalização quando o povo português se lançou nos descobrimentos. A fundação e a expansão de Portugal foram a pré-condição da existência das comunidades lusófonas. Uma das consequências deste processo foi a emergência de um espaço plural e policêntrico de povos, culturas, Estados, Igrejas e comunidades, uma rede de comunidades lusófonas.

Esta comunidade de afectos repercute-se, hoje, no mundo cultural. O protagonismo brasileiro é projectado por telenovelas e cantores em todos os palcos e televisões do mundo; o protagonismo português cresce quando o realizador Wim Wenders filma "História de Lisboa", com músicas e letras dos Madredeus e Teresa Salgueiro como actriz; Antonio Tabucchi escreve "Afirma Pereira", e é levado ao cinema com Marcelo Mastroianni; em 1998 o Comité Nobel, como disse Óscar Lopes, "descobriu finalmente a literatura portuguesa, que já existe há sete séculos", ao atribuir o prémio da Literatura a José Saramago; as mornas da cantora Cesária Évora, ou os fados atípicos de Mísia, lusodescendente de pai português e mãe catalã falam lusofonia. A lista continua....Os lusófonos enviam os seus sinais ao mundo: estamos aqui. Talvez esse mundo comece a decifrar-lhes os sinais, a comover-se com as suas histórias e a reconhecer-se nas suas personagens.

Em segundo lugar, a lusofonia constituiu-se desde 1996 como comunidade de objectivos políticos. A CPLP tem estado sujeita a ciclos de decisão. Após um interregno moco, a reanimação desde Julho de 2000 resulta de uma nova convergência dos objectivos políticos dos Sete+Um. Ainda no seu tempo, Fernando Henrique Cardoso anuncia o perdão de 95% da dívida moçambicana ao Brasil. A política externa portuguesa tem de reforçar a pertença lusófona à medida que a europeização exclusiva chega ao seu término. A política externa dos PALOP necessita de toda a cooperação internacional que possa obter. Saliente-se ainda a presença de Timor como oitavo estado constituinte. Finalmente, é objectivo comum da CPLP contrariar a hegemonia anglófona na África Austral e afirmar uma globalização que não seja a anglo-americana.

Surpreendente, talvez, para comentadores ainda amarrados à Guerra Fria, é que José Saramago tivesse sido um dos porta-vozes destas disposições quando no Congresso do Rio de Janeiro atacou o que chamou "neocolonialismo americano". Logo, o "El País" e o "Corriere della Sera" dispararam contra a imposição da língua portuguesa no Brasil...

Das decisões de Maputo há 6 anos, foi interessante a assinatura do contrato projecto para a construção do Instituto Internacional de Língua Portuguesa em Cabo Verde. Mas são mais de dez anos de atraso, desde que José Aparecido de Oliveira falou no assunto. A cidadania lusófona é um segundo objectivo político evidente mas complicado. Como toda a decisão normativa, inspira-se em princípios que podem entrar em conflito entre si: o direito à segurança pode entrar em conflito com a liberdade de circulação; abrir as portas à imigração choca com o princípio do direito de asilo. Terá de existir muito discernimento na abordagem da cidadania lusófona antes de a regulamentar, por forma a definir princípios gerais e exigir uma igualdade efectiva entre os cidadãos.

Em terceiro lugar, a lusofonia é uma comunidade de interesses. Conseguirão os empresários lusófonos ultrapassar os interesses instalados? Gerir Cahora Bassa e reconstruir o caminho de ferro de Benguela? Entrar no mercado das comunicações e energia no Brasil? Nos projectos agrícolas do vale do Zambeze e no planalto do Huambo? Reconstruir o tecido industrial angolano? Participar na reconstrução timorense? Actuar no mundo dos agentes literários, editores escolares e culturais? Eis exemplos onde serão importantes as operações de parceria económica para grandes empresas e grupos pequenos e médios.

Comunidade de afectos, comunidade de objectivos políticos e comunidade de interesses são os três segredos da lusofonia. É um erro ideológico - oriundo quer da direita quer da esquerda a que chegámos - presumir que estas três comunidades podem coincidir. É um erro cultural presumir que devem coincidir segundo um imperativo de homogeneidade, uma nova face de colonialismo. E é um erro político desejar que coincidissem. A gestão destas comunidades lusófonas só ganhará quando se liquidarem envelhecidos equívocos culturais.

Mais importante é compreender que a construção da lusofonia não está nas mãos de um projecto integrador, nem de uma cartilha, nem de uma vanguarda política, nem dos seus profetas culturais.

As comunidades lusófonas formam uma rede entrosada de afectos, de objectivos políticos e de interesses e que se alimenta das liberdades das nações, das pessoas e das instituições.

Quem disse que a língua portuguesa foi "a melhor coisa que os portugueses nos deixaram" foi Amílcar Cabral, bem como outros dirigentes dos movimentos de independência, aliás ensinados em escolas cristãs baptistas anglófonas.
Quem está contra a lusofonia não percebeu o mundo político da globalização; quem está a favor, está sempre a tempo de fazer qualquer coisa."

E agora o comentário do leitor do referido blog, que se identifica como "guilherme": "A lusofonia é uma fantasia portuguesa criada pelos neocolonialistas de plantão numa tentativa fútil de tentar recriar o Império Português perdido através dos supostos laços que existiriam entre os povos que falam a mesma língua.

Essa palavra "lusofonia" nem existe no vocabulário dos brasileiros basta fazer uma pesquisa no banco de dados por exemplo no jornal Folha de São Paulo, o maior e mais lido do Brasil, pela palavra "lusofonia":

http://busca.folha.uol.com.br/search?q=lusofonia&site=online

A última vez que a palavra foi citada esporadicamente foi em uma reportagem de 2004 e antes em reportagens de 2003 mesmo assim a palavra só esta grafada porque foi citada por angolanos e portugueses.

Portanto esqueça essa fantasia de lusofonia mesmo porque no Brasil se fala a brasilifonia, o som (fonia) dos brasileiros deixou de ser luso à séculos. "

Comentários dos bazongueiros???

Soba BeZiDrÓgLiO

posted 10 Jan 2006

andré damázio made this comment:
Saudações pra vocês todos do bazonga. Achei o site de vocês muito interessante!!! Quanto ao que vcs disseram da brasilifonia, falando como brazuca, não nos sentimos tão próximo desse sentimento de lusofonia quanto os falantes africanos da língua (que um dia foi) de Camões. Para o brasileiro comum é mais acessível comprender um vizinho argentino ou paraguaio falando espanhol que a um lisboeta falando português com o sotaque de lá. Acabo de terminar a faculdade de Letras e apenas uma vez, numa aula do primeiro ano de curso, se falou de lusofonia. Uma pena, pois teríamos e muito a ganhar culturalmente com isso. Abraçongos a todos."

De facto a Lusofonia não devia ser somente invocada em momentos de circuntância, mas merece uma abordagem muito mais aprofundado de modo que os povos abrangidos entendam o que significa e o que com isso se prtende.

Existirão sempre pessoas que não concordam, que estão na oposição, como não concordam com muitas outrasa coiasas que todos os dias se nos deparam.

Sem comentários: