quinta-feira, junho 08, 2006

Dia Mundial dos Oceanos

Hoje assinala-se o Dia Mundial dos Oceanos

Se olharmos do espaço para o nosso planeta, podemos decidirmo-nos a chamá-lo Oceano em vez de Terra porque a maior parte do que se vê é água e não terra.

A viagem 'Defending our Oceans' é a mais extensiva expedição empreendida pela Greenpeace.

Esta incrível longa viagem, de um ano, contará a história da crise que afecta on nossos oceanos desde os Açores até Antárctica, levando-o a lugares onde poucos humanos estiveram, contactando os habitantes e promovendo soluções.

Em conjunto, os oceanos cobrem 140 milhões de milhas quadradas, cerca de 72 porcento da superfície da Terra. Cada oceano contribue para todo o sistema global. Os oceanos são a base fundamental da vida humana.

O clime e o tempo, mesmo a qualidade do ar que as pessoas respiram, dependen em grande parte na interacção entre o oceano e a atmosfera em aspectos ainda não totalmente compreendidos.

Não somente os oceanos foram sempre uma fonte fundamental de alimentação humana, mas também desde a mais antiga história serviu a navegação e o comércio, a aventura e as descobertas. Manteve pessoas separadas e juntou-as.
Mesmo agora, que os oceanos foram mapeados e os seus interiores acessíveis por estrada, rios e ar, a maior parte da população mundial vive a não mais de 200 milhas do mar e relaciona-se de perto com ele.

Sem comentários: