terça-feira, junho 27, 2006

Extinção de Línguas

Cientistas preocupam-se com a extinção de línguas

DE: Gabriella Ponte

Com o processo de globalização, que se desencadeou no século XX, verifica-se várias transformações. Traz, por exemplo, a necessidade de homogeneizar mercados, estabilizando moedas, para a livre circulação do capital financeiro, o que dificulta a harmonização dos múltiplos comportamentos e padrões culturais do planeta. Além disso, percebe-se, também, que com a hegemonia da língua inglesa, imposição feita pela economia mundial, na Internet este idioma predomina na maioria dos sites, vindo em seguida o chinês e o espanhol.

Em Seattle, durante um encontro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, lingüistas apresentaram um quadro em estado de alerta: aproximadamente 40% dos idiomas falados hoje no mundo extinguir-se-ão nos próximos 100 anos. Trata-se de uma taxa de extinção de línguas que supera as estimativas dos biólogos mais pessimistas quanto à extinção de espécies.
Segundo os cientistas, o fim de boa parte das 6.809 línguas faladas no planeta não só trará impactos culturais como também conseqüências econômicas. As principais causas para a extinção das línguas são a dominação econômica e cultural e a explosão demográfica. O lingüista Stephen Anderson, da Universidade de Yale explica que "o império americano fortalece o inglês e a explosão demográfica da China torna o chinês o idioma mais falado do mundo como primeira língua".

Um exemplo claro de que este facto atingirá a economia são as tribos indígenas da África e da Amazônia. Eles têm profundo conhecimento do nome das plantas, dos rituais e dos animais de sua região. Anderson exemplifica com relação às plantas: "uma indústria farmacêutica que quiser pesquisar novos princípios ativos nas florestas pode ter dificuldade em encontrar alguma coisa sem a ajuda da população local".

Inicialmente, um dos propósitos da Internet é difundir todas as culturas e, portanto, todas as línguas. Pelo facto da rede não ser acessível a todas as classes sociais, muitos projetos estão sendo feitos para que governos, instituições e empresas promovam e realizem o desenvolvimento da informática em todos os povos. Assim, todos poderiam divulgar a sua cultura e principalmente a sua língua de origem. Isto seria uma forte medida a ser tomada para abolir a predomínio do inglês sobre outras línguas, como vem acontecendo.


Sem comentários: