terça-feira, junho 27, 2006

Leitores da Mente

Tecnologia de ponta decifra sentimentos através de expressões faciais

Baseado essencialmente no artigo de Edson Soares, com apoio do IDG Now! - São Paulo -Publicado em 26 de junho de 2006

Um equipamento que dará origem a computadores capazes de ler a "mente" humana está sendo desenvolvido por cientistas ingleses e norte-americanos com possibilidade de uso no sistema educacional, no auxílio às pessoas com autismo e mesmo na indústria da publicidade.

Baptizado como Emotional Social Intelligence Prosthetic (ESP), o sistema é dotado de câmera, computador e software capaz de detectar uma sobrancelha erguida, uma saudação com a cabeça ou movimentos da boca para assim identificar sentimentos como vergonha, tédio, alegria, emtusiasmo, entre outros.

Desenvolvido por cientistas da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, e do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, o equipamento leitor de expressões faciais está sendo anunciado como ferramenta para o tratamento de pessoas com autismo.

Os portadores desse estado mental (caracterizado por uma concentração do indivíduo sobre si mesmo) possuem dificuldade de detectar as reações de seus interlocutores, por isso costumam ter reações inesperadas aos estímulos sociais.

Com a nova tecnologia, esses indivíduos ganhariam uma ajuda na interpretação das reações alheias. A idéia é que com o tempo essas pessoas assimilem as definições que o sistema transmite, podendo abandonar o ESP e identificar as expressões do rosto alheio por si próprios.

Outro possível uso é no sistema educacional. Com computadores “leitores da mente” será possível saber se um aluno está ou não entendendo o conteúdo passado e se a explicação é algo que desperta interesse ou que aborrece.

Outra possibilidade levantada é a de "sites" que informados sobre o estado emocional de seus visitantes divulgariam conteúdo e publicidade personalizados. Nesse aspecto, uma polêmica ética poderia ser levantada com a publicidade, aproveitando do humor do público para convencê-lo a consumir algo.


Até nos "sites" de encontros e amizade, por exemplo, seria algo completamente diferente, já que os interlocutores entenderiam de caras o que seus parceiros estariam sentindo. Cobrir a câmera, contudo, funcionaria como barreira aos excessos da máquina inteligente.

O equipamento, que pode ser programado de acordo com variações culturais dos hábitos de expressão, ou mesmo peculiaridades de um determinado indivíduo, será aperfeiçoado nos próximos dias. Ele será apresentado em reunião científica da Sociedade Real da Inglaterra que convidará os visitantes a testá-lo com o objectivo de ampliar a base de dados do programa.

Sem comentários: