quarta-feira, junho 14, 2006

Irão considera 'muito positiva' a oferta das grandes potências

"O ministro iraniano dos Assuntos Estrangeiros, Manuchehr Mottaki, considerou nesta quarta-feira em Madrid "muito positiva" a proposta de cooperação apresentada pelas grandes potências em troca da suspensão de suas atividades de enriquecimento de urânio.

"O pacote de incentivos (apresentado pelas seis grandes potências) é um passo adiante", disse Mottaki ao chegar ao aeroporto da capital espanhola.

"O Irão está a estudar muito seriamente a proposta dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) mais a Alemanha, e dará uma resposta o mais rápido possível", acrescentou o ministro iraniano.

A proposta inclui um pacote de incentivos, mas também uma ameaça de levar o caso ao Conselho de Segurança se a oferta for recusada.

O presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad chegou nesta quarta-feira a Xangai para uma primeira visita à China, que tem como pano de fundo a crise nuclear com as grandes potências ocidentais.

Ahmadinejad participará nesta quinta-feira na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCS), organismo dominado por Pequim e Moscou e no qual o Irão tem estatuto de observador.

O presidente iraniano, cuja viagem à China foi criticada por Washington, reunirá na sexta-feira, pela primeira vez, com o seu colega chinês Hu Jintao e deve encontrar-se com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin, outro participante na reunião da organização apresentada como uma tentativa de fazer contrapeso aos Estados Unidos na Ásia Central."

Fonte: Diário Grande ABC

Sem comentários: