quinta-feira, setembro 09, 2004

Bush vs Kerry

Maiores aliados dos EUA não querem Bush reeleito

"A maioria dos cidadãos, incluindo aqueles que foram favoráveis à guerra no Iraque, não querem que o presidente dos EUA, George W. Bush, seja reeleito a 2 de Novembro, segundo uma sondagem internacional da GlobeScan divulgada na quarta-feira.

A sondagem indica que 30 de um total de 35 países apoiam o candidato democrata John Kerry, enquanto que apenas três preferem Bush. Os restantes estão divididos entre os dois candidatos.

Entre os mais firmes defensores de Kerry estão todos os países europeus que participaram nesta sondagem, incluindo o Reino Unido, sendo a Polónia a única excepção.

Os polacos, filipinos e nigerianos são os únicos favoráveis à reeleição do presidente republicano.

A sondagem, realizada com base numa amostra de 34 mil pessoas, entre Julho e Agosto deste ano, revela ainda que 53% dos inquiridos considera que a política externa de Bush fê-los gostar menos dos EUA, frente a 19% que opinaram o contrário.

O apoio a John Kerry quase que ultrapassa em o dobro, e em alguns casos, o triplo, aquele que é dado a Bush em países como a Noruega (74% a favor de Kerry e 7% a favor de Bush), Alemanha (74% e 10%), França (64% e 5%), Holanda (63% e 6%), Itália (58% e 14%), Espanha (45% e 7%) e Reino Unido (47% e 16%).

A posição é secundada pelos canadianos, com 61% a apoiar o candidato democrata contra 16% que votariam em Bush, à semelhança dos japoneses (43% e 23%, respectivamente).

Na Ásia, países como a China e a Indonésia preferem o senador democrata, tendo este recebido 52% e 57% de apoio, respectivamente, frente aos 12% e 35% obtidos por Bush.

Não obstante, nas Filipinas o cenário muda de figura, com a maioria da população (57%) a manifestar o seu apoio a George W. Bush. Aqui, John Kerry apenas obteve 32% de opiniões favoráveis.

Dos nove países latino-americanos que participaram nesta sondagem, todos revelaram-se partidários do democrata, especialmente o Brasil e a República Dominicana, seguidos da Venezuela, Colômbia, Argentina, México, Uruguai, Perú e Bolívia.

No que diz respeito a África, Bush é o preferido para os nigerianos e Kerry no Quénia, Gana, Tanzânia, África do Sul e Zimbabué.

A Rússia, Turquia e o Cazaquistão somam-se à grande maioria de países que quer um novo presidente para os EUA.

A sondagem foi realizada pela empresa GlobeScan, presente em mais de 40 países, em colaboração com o programa de Atitudes sobre Política Internacional (PIPA) da Universidade de Maryland, nos EUA." - in Diário Digital

Sem comentários: