terça-feira, setembro 14, 2004

Pobreza em Portugal

Um quinto dos portugueses à beira da pobreza

"Um em cada cinco portugueses vive à beira da pobreza, ao passo que 2300 vivem sem-abrigo em Lisboa e no Porto. Estes números constam de um relatório da ONU, onde se fala também de um aumento de 28 por cento no crime violento em Portugal.

Um relatório das Nações Unidas afirma que um quinto dos portugueses vive à beira da pobreza ou sobrevive com menos de 60 por cento da média de ordenados do país, aos quais se acrescentam 2300 sem-abrigo só em Lisboa e no Porto.

O documento elaborado pela agência Habitat concluiu ainda que Portugal tem uma média de pobreza de 22 por cento, sete por cento acima da média europeia, um resultado apenas melhor que a Grécia

Apesar de Portugal estar na cauda dos países com mais pobres na Europa, o país regista valores próximos aos do Reino Unido, Itália, Irlanda e Espanha. A Suécia é o país que regista menores níveis de pobreza, com apenas oito por cento de pessoas em dificuldades económicas.

O relatório indica ainda que nas principais cidades europeias há cerca de três milhões de pessoas sem-abrigo, um registo preocupante, já que não se registavam tais valores desde há 50 anos.

Positivo é a baixa generalizada da criminalidade na Europa, apesar do documento elaborado pela Habitat registar aumentos a este nível no Reino Unido, Finlândia e Holanda.

Ainda de acordo com o relatório, Portugal é o quarto país da Europa em que o crime violento mais aumentou em 1996 e 2000 com um crescimento de 28 por cento, o dobro da média comunitária, bem longe do Japão, o crescimento foi de 72 por cento." - in TSF OnLine

Sem comentários: