quarta-feira, setembro 29, 2004


"Cavaleiro branco"

Nave privada sobe ao espaço

Pela segunda vez na história uma nave privada chegou ao espaço.
Sobre o deserto de Mojave, na Califórnia, o foguete SpaceShipOne (SS!) separou-se do seu transportador White Knight (cavaleiro branco), para uma rápida ascensão de 90 segundos que o levaria acima da linha do 100 Km de altitude.

Lourenço Medeiros
Jornalista

"Este é o primeiro de dois voos que são necessários para alcançar o prémio Ansari X de 10 milhões de dólares, reservado ao primeiro voo privado no espaço.
A SS1 já tinha alcançado a meta dos 100 Km num teste a 21 de Junho. Para seguir a regra do prémio é necessário completar com sucesso os dois voos. É necessário conseguir este objectivo sem ajudas governamentais e a nave deve transportar três pessoas ou o equivalente em peso. O voo de hoje foi tripulado apenas pelo piloto Michael Melvill.

O aparelho, a nave e o seu transportador, foi construído pela empresa Scaled Composites do construtor de aviões Burt Rutan, com financiamento de Paul Allen, um dos co-fundadores da Microsoft. Terá custado entre 20 a 30 milhões de dólares, apenas uma fracção do custo de programas espaciais equivalentes pagos pelo governo dos Estados Unidos.

O próximo voo terá que ser realizado até dia 13, mas a empresa tenciona fazer a segunda tentativa já no dia 4 de Outubro." - SIC Notícias

1 comentário:

Anónimo disse...

Hey very іnteresting blog!

Also visit my blog рost logo-n-stitch.org.uk