quarta-feira, setembro 08, 2004

Cápsula espacial Génesis

Cápsula espacial Génesis, com partículas de vento solar, despenha-se no deserto


"A Génesis, com partículas de vento solar, despenhou-se no deserto de Utah, oeste dos Estados Unidos. A missão pode assim estar comprometida, pelo menos no que diz respeito à análise dos dados que a pequena cápsula espacial trazia a bordo. No momento mais delicado do regresso à Terra, as coisas acabaram por correr mal: os pára-quedas não se soltaram e a Génesis chocou com o solo a velocidade supersónica.

A pequena cápsula, que durante três anos andou com um rumo certo pelo Universo, recolhendo partículas solares, entrou na atmosfera perto das 17h00 (hora portuguesa). A NASA, responsável pela missão, seguia atentamente o regresso a casa da Génesis. Um processo complicado, mas devidamente preparado para se saldar com sucesso absoluto.

Quando se encontrava a 33 quilómetros de altitude, os problemas começaram a surgir. Para diminuir a velocidade e controlar a descida, um dos pára-quedas estabilizador dever-se-ia ter aberto, seis minutos depois do pára-quedasprincipal. A agência espacial norte-americana começou a ficar preocupada ao constatar que o tempo passava sem que qualquer sistema funcionasse.

Sem pára-quedas, a Génesis despenhou-se no deserto do Utah a uma velocidade supersónica. Momentos depois já eram visíveis danos extensos na estrutura do aparelho." - Sapo on-line


Sem comentários: