quarta-feira, setembro 08, 2004

Muro de Berlim

Na Alemanha 20% gostaria de ter de volta o Muro de Berlim

"Um em cada cinco alemães gostaria de ver erigido novamente o Muro de Berlim, quase 15 anos depois de ter sido destruído, a 9 de Novembro de 1989, segundo uma sondagem realizada pela revista Stern.

Cerca de 25% dos alemães da parte ocidental e 12,5% no leste fariam marcha atrás na história para voltar ao estado em que se encontrava a Alemanha antes da reunificação.

Cerca de 57% dos cidadãos da ex-República Democrática Alemã afirmaram que hoje em dia vivem melhor, enquanto 14% considerou que a sua situação é pior agora que antes.

Na Alemanha ocidental, 20% dos habitantes afirmaram que actualmente vivem melhor, enquanto 24% considerou que a situação neste momento é pior que a existente antes da queda do Muro de Berlim e do final da Guerra Fria.

Por outro lado, a maioria dos alemães sente-se insatisfeita com o actual sistema político na Alemanha. Os que estão satisfeitos na parte leste são apenas 27% dos inquiridos, enquanto na parte ocidental são 44%.

Quanto ao financiamento da reunificação alemã, que requer mais de 140 milhões de euros anuais, 31% dos alemães orientais consideram que este é demasiado baixo e apenas 5% afirma que é demasiado elevado.

Na parte ocidental, apenas 10% considera aquele financiamento demasiado reduzido, enquanto 37% afirma que as ajudas são muito avultadas. Cerca de 46% dos cidadãos de leste e 44% no ocidente consideram que o financiamento é «exactamente o adequado»." - in Diário Digital

Sem comentários: