segunda-feira, outubro 18, 2004

Ambiente

Cientistas recomendam fim da pesca do bacalhau

"Os stocks de bacalhau no Mar do Norte estão à beira do colapso. O alerta foi feito esta segunda-feira, por um painel de cientistas internacional, que recomenda uma redução drástica pesca desta espécie, ou mesmo o seu fim em 2005.

O International Council for the Exploration of the Sea, grupo de especialistas que controla o Mar do Norte, elaborando anualmente um relatório e recomendações aos governos da UE para o estabelecimento de quotas de pesca, revelou hoje que não há sinais de recuperação dos stocks de bacalhau na zona.


Num comunicado emitido por ocasião de uma reunião a decorrer na cidade norueguesa de Bergen, o grupo de trabalho repetiu pelo terceiro ano consecutivo as recomendações para a restrição ou proibição da pesca do bacalhau tanto no Mar do Norte, como no Mar da Irlanda e na costa oeste da Escócia. Isto porque se estima que em 2004 existam na região apenas 46 mil toneladas daquela espécie de peixe, quando o normal e recomendável para o ecossistema seria um mínimo 150 mil toneladas.

Na sexta-feira a comissão vai entregar aos Estados membros da UE o seu relatório anual, com as suas recomendações. No entanto, poderá ser impossível aos executivos europeus extinguir, mesmo que por um curto período, todo um sector da pesca.

Nas suas recomendações, a Comissão de Aconselhamento da Gestão das Pescas do painel tem em conta dados e opiniões de cientistas, pescadores, assim como amostras recolhidas em mercados, barcos de pesca e investigação marinha.

O International Council for the Exploration of the Sea integra representantes da Bélgica, Canadám, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Letónia, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos." - in Diário Digital

Sem comentários: