quinta-feira, outubro 14, 2004

Fraude bancária via Internet

Fraude bancária visa utilizadores do Millennium BCP

"O banco português Millenium está a ser vítima de um ataque online aparentemente generalizado, que afecta também várias instituições financeiras mundiais. Alguns clientes estão a receber e-mails enganosos que pedem aos utilizadores os seus dados pessoais e passwords.

Depois do alerta vindo do Reino Unido (ver artigo), os e-mails falsos chegaram a Portugal em forma de spam e estão a afectar os clientes do Millenium BCP.
O banco português foi alertado ontem para esta situação e já colocou no seu site um aviso aos utilizadores que fazem operações online.

Na página de entrada do seu site, o banco faz questão de lembrar que nunca pede os dados aos seus clientes através de e-mail ou telefone, pelo que os e-mails recebidos devem ser considerados "de origem fraudulenta".

No e-mail que os utilizadores recebem (ver exemplo ampliado) há um link para a instituição, que o Millenium BCP não aconselha a ser usado, dado que para aceder correctamente ao banco os utilizadores devem usar o processo tradicional e ir ao próprio site.
No site do Millenium BCP são ainda dados alguns conselhos de segurança para os utilizadores seguirem, como por exemplo, desconfiar sempre de e-mails não solicitado aparentemente proveniente da instituição bancária.

O Departamento do Provedor do Cliente Millenium BCP, afirma que até à hora de publicação deste artigo não tinha sido detectado nenhum caso em que os clientes tivessem sido "enganados" por este spam. No mesmo departamento, tinham recebido apenas chamadas de clientes que alertavam para a situação e questionavam a veracidade do e-mail recebido.

Esta situação, segundo o mesmo nos informou, não é um caso isolado e têm conhecimento de outras instituições bancárias em Portugal, cujos nomes não quis revelar, que também já foram vítimas deste problema.

O alerta internacional foi lançado no início desta semana pela APACS (Association for Payment Clearing Services), uma associação britânica que reúne instituições de pagamentos, bancos e polícia.

De acordo com esta associação, como o Ciberia (noticiou), só no ano passado, mais de 2 mil britânicos com contas bancárias acessíveis online já foram vítimas destas fraudes. Os prejuízos causados por estes crimes online ascendem a 4,5 milhões de libras.

O método utilizado para estes ataques parece ser o mesmo: convencer os utilizadores a revelar os dados bancários e passwords em resposta a um e-mail ou telefonema.

Este alerta lançado pela APACS vem ao encontro de uma preocupação crescente de várias organizações e instituições bancárias em todo o mundo. No início do mês teve lugar no Brasil uma conferência sobre fraude e crime electrónicos. Só neste país, a quantidade de dinheiro roubado em fraudes financeiras via internet ultrapassou as quantias roubadas, em igual período, nos bancos tradicionais.

O problema atinge assim uma escala mundial e o Millenium BCP é por enquanto o primeiro caso conhecido publicamente em Portugal. Se a "farsa" resultar, concerteza os hackers vão exclamar que "aqui [nas contas dos clientes Millenium] vão ser felizes"..." - in AEIOU

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