domingo, outubro 17, 2004

Orçamento de Estado




Críticas ao Orçamento de Estado

José Sócrates exige revogação de cortes nos benefícios fiscaisn e diz que não se pode estar constantemente a recorrer às receitas extraordinárias.

O líder do PS, José Sócrates, anunciou que vai propor a revogação da medida do Governo que acaba com alguns benefícios fiscais, no âmbito da discussão da proposta de Orçamento do Estado para 2005. "Vamos apresentar uma proposta para revogar a medida do Governo que pretende acabar com alguns benefícios fiscais", disse Sócrates, argumentando que a medida "é completamente injusta" e atinge principalmente a classe média.

O secretário-geral do PS falava aos jornalistas em Lisboa, no intervalo de uma reunião com o Conselho Económico e Social do PS, que reúne especialistas como Eduardo Cabrita, Teodora Cardoso e Correia de Campos, entre outros.

O líder do PS considerou que a proposta orçamental para 2005 "tem um problema de credibilidade" por "continuar, pelo quarto ano, a fazer recurso das receitas extraordinárias". "As receitas extraordinárias têm um problema. São uma espécie de droga. Uma vez que se utilizam tarde tende a largar-se. E isso prejudica a saúde da economia", afirmou Sócrates.

José Sócrates disse ter encontrado no Orçamento do Estado para 2005 "despesas correntes disfarçadas de investimento" e afirmou que são necessários esclarecimentos em relação a esta questão. O líder socialista avisou que manterá a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado (OE) se o Governo não aceitar revogar o corte nos benefícios fiscais, considerando que o documento confirma "o falhanço da política económica" do executivo PSD/CDS-PP.

"Se não o fizer, o PS tomará uma posição adequada à intransigência do Governo", declarou, remetendo no entanto uma posição definitiva para depois da discussão do documento na Assembleia da República.

Para o líder do PS, o OE para 2005, a par com o anunciado pagamento de serviços na saúde, "transforma a classe média nos suspeitos do costume"." - in SIC Online

Sem comentários: