segunda-feira, outubro 11, 2004

Macacos gigantes




Nova espécie de macacos gigantes foi descoberta nas selvas da República Democrática do Congo

"Cientistas acreditam que descobriram uma nova espécie de macacos gigantes, nas selvas da República Democrática do Congo, uma mistura de gorilas e chimpanzés que os habitantes locais garantem ser ferozes e capazes de matar leões.

A confirmar-se ser uma nova espécie de primatas, esta descoberta pode ser uma das mais importantes das últimas décadas, naquilo que aos animais selvagens diz respeito. Até ao momento, sabe-se que os primatas agora descobertos têm mais de dois metros de altura, vivem no chão, e não nas árvores, a quilómetros de distância das comunidades de gorilas conhecidas e têm uma alimentação próxima dos chimpanzés.

A especialista em primatas Shelly Williams é a única cientista conhecida por ter estado em contacto com a espécie. Há dois anos, conseguiu aproximar-se do local onde viviam e captar o seu habitat com uma câmara. "Apareceram de repente de uns arbustos, mesmo à minha frente. São enormes e tranquilos. Assim que ficaram de frente para mim, olharam para a minha cara, pararam e desapareceram", conta Shelly Williams.

A descoberta confundiu os cientistas, que apontam três hipóteses para explicar este caso: são uma nova espécie de primatas; são chimpanzés gigantes que se comportam como se fossem gorilas; ou são resultado de uma mistura entre gorilas e chimpanzés.

De acordo com a reportagem que a revista New Scientist irá publicar na próxima semana sobre o assunto, esta descoberta "revela o quanto ainda temos para aprender acerca dos nossos parentes próximos"." - in SIC On-line

Sem comentários: