terça-feira, outubro 05, 2004

PCP




Carlos Carvalhas abandona liderança do partido

O secretário-geral do PCP, Carlos Carvalhas, anunciou hoje no Faial, Açores, que vai abandonar a liderança do partido no próximo congresso, agendado para 23 de Novembro.

Carlos Carvalhas anunciou, esta terça-feira, que vai abandonar a liderança do PCP através de uma declaração política, realizada na sede de campanha da CDU na ilha do Faial.

Carvalhas, que se deslocou aos Açores para integrar a campanha eleitoral para as Eleições Legislativas Regionais de 17 de Outubro, justificou esta decisão com o facto de não se quer «eternizar no lugar».

«As razões são simples, 12 anos como secretário-geral, mais dois anos como secretário-geral adjunto. São 14 anos. Não se trata de divergências nem de cansaço», explicou.

Segundo o líder nacional dos comunistas, a decisão já havia sido comunicada aos órgãos executivos do partido desde o início do ano.

Para Carvalhas é necessário que o próximo Congresso do PCP faça um «significativo rejuvenescimento e renovação de quadros a todos os níveis: Comité Central e órgãos executivos».

O líder comunista explicou, ainda, que esta é uma decisão «natural e sem dramatismos e que , até ao Congresso, pretende continuar a desempenhar as funções de secretário-geral.

Carlos Carvalhas admite que a sua decisão possa ter um impacto negativo no seio do partido, nomeadamente o «relançamento de intrigas e especulações sobre a vida interna e a situação do PCP».

«Confio, porém, que os militantes do PCP e a generalidade dos portugueses que segue com apreço a luta do PCP enfrentem com serenidade e racionalidade política esta questão», frisou." - Sapo On-line

Sem comentários: