sexta-feira, outubro 08, 2004

Regresso da censura

Freitas do Amaral diz-se preocupado com o caso Marcelo


"A saída de Marcelo Rebelo de Sousa da TVI é, para Freitas do Amaral, "o regresso da censura, uma violação grave da democracia e da Constituição, que garante a liberdade de expressão". Por esta razão, o ex-líder do CDS diz compreender a preocupação do Presidente da República.

"No 30º aniversário do 25 de Abril, é muito triste que a censura esteja de volta", lamentou Freitas do Amaral. "Censura política, praticada pelo governo, e censura económica, praticada pela empresa TVI", acrescentou.

Por estes motivos, o professor universitário diz estar ao lado de Jorge Sampaio, "acho que o Presidente fez muito bem em se informar e talvez venhamos ainda a ouvir algumas palavras dele sobre a matéria".

Freitas do Amaral apoia a intervenção do Presidente da República por considerar que este "garante o regular funcionamento das instituições democráticas, e é óbvio que um acto de censura do governo, para calar uma pessoa que o critica, é tudo quanto há de mais irregular em matéria de funcionamento das instituições democráticas".

De posição contrária é Alberto João Jardim. O responsável do Governo Regional da Madeira, questionado pela SIC, disse considerar Portugal "um país esquisito, em que o Presidente da República está preocupado com um comentador de televisão". As declarações do líder madeirense foram proferidas depois de um comício do PSD para as eleições regionais." - in SIC Notícias


Sem comentários: