terça-feira, outubro 12, 2004

Ciência




SpaceShip One vence Ansari X Prize

A SpaceShip One venceu o Ansari X Prize, no valor de 10 milhões de dólares. Para ganhar era necessário fazer dois voos para além da atmosfera terrestre, separados por menos de duas semanas, e numa nave com 3 tripulantes. A SpaceShip One conseguiu!

A SpaceShip One foi lançada ontem, pela segunda vez, às 10:50 (hora dos Estados Unidos) e atingiu a altitude de 112 mil metros, um dos requisitos para vencer este prémio: ultrapassar a barreira dos 100 Km. Ao contrário do primeiro voo para o prémio, efectuado na passada quarta-feira, ontem a viagem correu bem e os responsáveis garantiram que não houve sobressaltos.

Passavam apenas 90 minutos da decolagem e a SpaceShip One regressava do espaço para aterrar novamente em Mojave, em pleno deserto norte-americao, e ser aplaudida pelos muitos 'curiosos' que assistiram ao lançamento.

Os responsáveis pela SpaceShip One estiveram presentes no local, entre eles o co-fundador da Microsoft, Paul Allen, o designer da nave, Burt Rutan, e o patrocinador britânico Richard Branson, que vão agora receber, para além do prémio, também um troféu que simboliza a proeza e que será entregue no próximo dia 6 de Novembro.


Ao contrário dos voos anteriores, o primeiro em Junho e o segundo na passada quarta-feira, o piloto da nave não foi Michael Melvill, mas Brian Binnie. Tal como anteriormente, o nome do piloto foi mantido secreto e só foi revelado umas horas antes do lançamento.

O piloto de 51 anos já pertenceu à Marinha norte-americana e exclamou no final deste voo: "deixem-me agradecer a Deus por viver num país em que isto é posssível". Depois de Melvill, Binnie é a partir de agora o segundo civil a obter o título de astronauta.

Uma hora depois de aterrar foi conhecida a atribuição do prémio pela voz do fundador dos Ansari X Prize, Peter Diamandis: "temos todo o prazer em anunciar que a SpaceShip One fez dois voos ultrapassando os 100 Km e por isso ganhou o Ansari X Prize".

O Ansari X Prize era até agora um dos prémios mais cobiçados e muitas tentativas foram feitas para o ganhar. Na corrida estavam cerca de 24 equipas, entre as quais o denominado "Da Vinci Project", cujo lançamento do foguete Saskatchewan estava marcado para 2 de Outubro.


No entanto, os esforços das restantes equipas foram em vão e a SpaceShip One protagonizou o lançamento que poderá vir a ser o primeiro passo para os voos turísticos no espaço." - in aeiou

Sem comentários: