quinta-feira, outubro 07, 2004

Marcelo fora da TVI II

Pacheco Pereira quer saber se houve «pressões políticas»

"O ex-eurodeputado social-democrata Pacheco Pereira disse, à TSF, que é necessário averiguar se a TVI sofreu «pressões políticas e económicas» para interromper o comentário político que Marcelo Rebelo de Sousa fazia aos domingos à noite.

Pacheco Pereira realçou, esta quarta-feira, que é preciso apurar se «o que o Governo fez - e tem que ser inteiramente esclarecido por que meios o fez, em particular saber se há pressões políticas e económicas sobre a TVI - foi calar uma voz incómoda».

O antigo eurodeputado do PSD defendeu ainda que o próprio Marcelo Rebelo de Sousa e que a estação de televisão TVI deveriam prestar mais esclarecimentos sobre o assunto.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que cessou o comentário político que fazia no Jornal da Noite da TVI, aos domingos, depois de uma conversa que teve com o presidente do grupo Media Capital, Miguel Paes do Amaral.

Esta decisão surgiu dois dias depois de o ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Gomes da Silva, ter estranhado o silêncio da Alta Autoridade para a Comunicação Social (AACS) relativamente aos comentários, que classificou de «ódio», feitos pelo ex-presidente do PSD na TVI.

Pacheco Pereira salientou que Gomes da Silva «atacou» Marcelo Rebelo de Sousa por «delito de opinião», e frisou que «não há delito de opinião em Portugal», mas sim «nas ditaduras», o que considerou ser «grave», visto que atinge «a liberdade de expressão».

O ex-eurodeputado social-democrata sustentou também que é necessário esclarecer «se o aparelho de Estado foi utilizado para pressionar uma empresa privada no sentido de calar uma voz que o Governo considerava incómoda»." - in Sapo on-line


Sem comentários: