sexta-feira, junho 18, 2004

Crianças morrem devido à poluição

Dez por cento das crianças morrem devido à poluição

"Dez por cento das mortes de crianças, na Europa, deve-se à poluição, segundo um estudo pioneiro, patrocinado pela OMS. Verifica-se também que os acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes até aos 19 anos.

Acidentes de trânsito, quedas, afogamento, envenenamento, violência e guerra. Estas são as causas de 23 por cento das mortes de jovens, entre os 15 e os 19 anos. No que diz respeito a acidentes rodoviários, no topo da lista estão a República Checa, a Eslovénia, Israel, Islândia e a Europa Ocidental.

O afogamento, envenenamento e as mortes derivadas da utilização de armas de fogo ganham um relevo maior na Bielo-Rússia, Estónia, Hungria, Cazaquistão, Letónia, Lituânia, Rússia e Ucrânia.

É também nestes últimos países que a poluição do ar e o envenenamento por chumbo (utilizado como combustível) assumem um peso maior, já que estão por trás da morte de 11 mil crianças. Na Europa, todos os anos, 23 mil crianças até aos quatro anos morrem devido a estes dois factores.

Estão igualmente em destaque o consumo de água imprópria e a falta de saneamento básico, como factores negativos para a saúde infantil, responsáveis pela morte de 13 mil crianças até aos 14 anos, todos os anos, na Europa, principalmente na Albânia, Roménia, Polónia, Turquia, Macedónia, Bulgária, entre outros.

O estudo patrocinado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostra ainda que os problemas ambientais são responsáveis pela perda anual de seis milhões de anos da vida saudável nas crianças e adolescentes.



Sem comentários: