segunda-feira, junho 14, 2004

EUROPEIAS

(De TSF Online)
Abundaram sinais de desagrado

"Em vários países da União Europeia as eleições deste domingo constituíram um sinal de desagrado aos governos nacionais. Por outro lado, registou-se uma abstenção recorde.

Os vários estudos sobre os reultados eleitorais indicam que os conservadores do Partido Popular Europeu (PPE) devem continuar como a maior força política no Parlamento Europeu, com cerca de 270 lugares.

O Partido Socialista Europeu deve ter cerca de 200 deputados, num total de 732.

Estas eleições foram também um sinal de desagrado para alguns governos nacionais.

O mais «castigado» foi o chanceler alemão Gerhard Schroeder, em que o SPD, teve o pior resultado num escrutínio federal pós-guerra.

Na lista dos «sancionados», figuram ainda o primeiro-ministro da França Jean-Pierre Raffarin, o primeiro-ministro britânico Tony Blair, o seu homólogo italiano Silvio Berlusconi, o social-democrata sueco Goeran Persson, o liberal belga Guy Verhofstadt, o chanceler conservador austríaco Wolgang Schuessel e Durão Barroso.

As excepções foram a Espanha e o Luxemburgo.

Zapatero aumentou a percentagem de votos em relação às últimas legislativas e no Luxemburgo, o partido cristão-social, no governo, obteve
uma vitória esmagadora nas europeias e nas legislativas simultâneas.

Por último, saliente-se que a participação neste acto eleitoral ficou-se nos 44.2 por cento, quando nas últimas eleições tinha sido de 49.8 por cento.



Sem comentários: