terça-feira, junho 22, 2004

Rio Yangtsé

Yangtsé é o rio mais ameaçado do Mundo

"O Yangtsé é o rio mais ameaçado do Mundo pelas barragens, segundo um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), que alerta para o risco de ver desaparecer definitivamente várias espécies raras como o golfinho de água doce.

O WWF constatou que 60 por cento dos 227 maiores rios do planeta são cortados por barragens, levando ao desaparecimento de espécies animais e à deslocação de milhões de pessoas. Cerca de 1.500 barragens estão actualmente em projecto ou em construção em todo o Mundo.

O Yangtsé, onde se eleva a maior barragem do Mundo, é o mais ameaçado de todos os rios mundiais, segundo a WWF, a qual sublinha que 46 barragens estão em construção ou em projecto na região.

«Numerosas espécies estão ameaçadas», adverte a WWF: «um aligator chinês, a espécie de crocodilo mais ameaçada do Mundo, o marsuíno (porco-marinho) sem barbatana, o único a adaptar-se à água doce, e o golfinho do Yangtsé, o cetáceo mais ameaçado do planeta».

Os outros rios mais ameaçados do Mundo são o Rio de la Plata (Argentina, Brasil, Bolívia, Uruguai e Paraguai), cuja bacia conta com 27 projectos de barragem, e a bacia do Tigre e do Eufrates (Turquia, Síria e Iraque), com 26 projectos. Seguem-se o Salouen (China, Tailândia e Birmânia), o Kizil Irmak (Turquia) e o Gange (China, Nepal, Ìndia e Bangladesh).

O WWF reconhece que as barragens permitiram melhorar a agricultura em numerosos países, graças à irrigação, bem como lutar contra as inundações e fornecer electricidade a milhões de pessoas. No entanto, essas vantagens são ultrapassadas pelos custos ecológicos e sociais.

«Por exemplo, uma grande parte da água fornecida pelas barragens perde-se, principalmente devido a técnicas ineficazes de irrigação agrícola, que perdem todos os anos até 1.500 mil milhões de litros de água», lamenta a organização ecologista."



Sem comentários: