terça-feira, junho 29, 2004

Depois de Durão Barroso

Manuela Ferreira Leite Ministra de Estado e das Finanças assume a liderança do Governo
in SIC Online


"Depois de Durão Barroso ter aceite o convite para a presidência da comissão europeia, Manuela Ferreira Leite assume a liderança do Governo já a partir de amanhã. Com a apresentação do pedido de demissão de Durão Barroso a Jorge Sampaio, a Ministra de Estado e das Finanças torna-se primeira-ministra por inerência de funções.

Vai liderar um Governo com meras funções de gestão, até à posse de um novo primeiro-ministro que pode vir do maior partido da coligação no poder ou resultar de eleições legislativas antecipadas. Se a solução Pedro Santana Lopes for aceite pelo Presidente da República, Manuela Ferreira Leite só deverá ficar no cargo algumas semanas.

Em caso de eleições, o novo Governo só estará em funções em Outubro. Tudo depende da vontade de Jorge Sampaio que pode vir a dissolver o parlamento se a instabilidade política aumentar.

Recorde-se que o nome de Pedro Santana Lopes terá de ser aprovado na próxima quinta-feira no Conselho nacional do PSD, curiosamente presidido por Manuela Ferreira Leite. Se não houver acordo neste órgão, o mais certo é ser convocado um congresso dos sociais-democratas para se encontrar uma nova liderança do partido."




Sem comentários: