sexta-feira, junho 11, 2004

RONALD REAGAN

Reagan «acreditava que EUA eram esperança do mundo»

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, prestou esta sexta-feira homenagem à memória do ex-presidente Ronald Reagan, o qual acreditava que os «Estados Unidos eram a esperança do mundo».

Ronald Reagan «acreditava que os Estados Unidos não eram apenas um lugar no mundo, mas sim a esperança do mundo», disse Bush na catedral de Washington, durante os funerais do ex-presidente.

Bush descreveu a vida de Reagan como uma «grande história norte-americana», que começou numa localidade rural de Illinois e continuou em Hollywood até chegar à chefia do Estado. Os oito anos que o 40º presidente dos Estados Unidos passou na Casa Branca foram «uma das décadas mais decisivas do século», considerou Bush, que reivindica a sua herança política.

«As convicções que animavam o presidente começaram a forjar a sua época. Era um optimista que acreditava que uma América forte poderia fazer avançar a causa da paz e trabalhou para construir a potência que esta missão requeria», acrescentou.

Bush sublinhou ainda que Reagan «actuou para defender a libertade em todos os lugares onde estivesse ameaçada», recordou a sua tenacidade face à União Soviética e afirmou que ajudou os norte-americanos a recuperar a confiança em si próprios.


Sem comentários: