segunda-feira, junho 14, 2004

EUROPA

Divergências sobre a constituição

"O representante da Comissão Europeia para as negociações dos 25 sobre o futuro da Constituição europeia, António Vitorino, mostrou-se primeiro optimista sobre um acordo, mas depois da reunião de hoje no Luxemburgo revelou divergências entre os vários países.

À saída da reunião preparatória dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 25 no Luxemburgo, António Vitorino mostrou-referiu divergências entre os vários países devido à proposta apresentada a semana passada pela Alemanha, Itália, Grécia e Polónia.

O texto da constituição prevê que seja necessária uma unanimidade para travar as propostas de Bruxelas em casa de défice excessivo de um dos países. A proposta alemã, italiana, greca e poloca não aceita esta ideia e pretendem que a recusa seja feita apenas com uma minoria de bloqueio.

Este impasse vai manter-se pelo menos até à cimeira de chefes de Estado e de Governo marcada para quinta e sexta em Bruxelas.

Em primeira análise, António Vitorino mostrou-se mais optimista. «É possível chegar a um acordo» como previsto no encontro europeu de quinta e sexta-feira em Bruxelas, adiantou à France Presse.

A última proposta apresentada na semana passada e domingo pela presidência irlandesa demonstra «avanços importantes» susceptíveis de recolher um consenso, estimou o representante da Comissão Europeia para as negociações dos 25 sobre o futuro da Constituição europeia.

António Vitorino considerou ainda que o compromisso irlandês tem «formulas imaginativas» em domínios sensíveis como a cooperação em matéria penal ou os acordos de comércio exteriores no que respeita aos serviços culturais ou sociais.



Sem comentários: