terça-feira, junho 01, 2004

IRAQUE: relíquias desaparecidas

Iraque: quinze mil relíquias continuam desaparecidas
(Diário Digital)
"Continuam desaparecidas as cerca de 15 mil peças históricas que foram roubadas do museu nacional de Bagdad há mais de um ano, alertou o director do museu iraquiano esta terça-feira, denunciando que alguns países vizinhos, como a Turquia e o Irão, não estão a cooperar na sua recuperação.

«Sabemos, e estamos seguros disso, que as antiguidades iraquianas passam pela Turquia e pelo Irão, mas nunca ouvimos nada da parte desses países», disse Donny George, à margem de uma conferência que está a decorrer em Amã, na Jordânia, sublinhando que «15 mil peças que foram roubadas do museu continuam desaparecidas».

O director do museu sublinhou que esta situação não se aplica a todos os países vizinhos do Iraque, pois alguns deles, como a Jordânia, a Síria, e a Arábia Saudita, estão a cooperar com Bagdad e já recuperaram várias peças que tinham sido roubadas.

O responsável afirmou que a Síria recuperou pelo menos 200 objectos, enquanto o Koweit conseguiu reaver 35. «A Arábia Saudita informou-nos que possui alguns objectos, mas não soube especificar o número», concluiu Donny George."


Sem comentários: