quarta-feira, junho 02, 2004

Mar Morto

Mar Morto desaparecerá em 50 anos

"O ministro da Água jordano coincidiu hoje nos receios de numerosos peritos hidrólogos que alertam para a possibilidade de o Mar Morto desaparecer em 50 anos se não avançar rapidamente o projecto de o ligar ao Mar Vermelho.

«O Mar Morto corre o risco de desaparecer em 50 anos», disse Hazem Nasser ao intervir numa conferência internacional sobre gestão de água em Chuneh, na margem jordana do Mar Morto, onde defendeu o referido projecto, concebido por Amã.

«É uma questão ecológica e técnica antes de ser um problema político», afirmou Nasser, que pediu a todos os participantes na conferência para fazerem campanha pelo projecto nos seus países.

Em Junho de 2003, Jordânia, Israel e Autoridade Palestina, todos banhados pelo Mar Morto, chegaram a um acordo de princípio sobre o plano de salvamento jordano.

O projecto prevê o desassoreamento desse mar, que é o lago natural mais salgado e mais baixo do planeta, através de um canal de 200 quilómetros que lhe faria chegar anualmente 851 milhões de metros cúbicos de água do Mar Vermelho.

O custo deste projecto titânico deverá ser superior à soma de 1,5 mil milhões de dólares avançada há um ano por peritos.

O nível do Mar Morto baixa um metro todos os anos e a sua superfície actual representa apenas dois terços da que tinha nos anos 60."


Sem comentários: