quarta-feira, junho 02, 2004

IRAQUE

Do Diário Digital

EUA e Reino Unido propõem retirada no final de 2005

"Os EUA e o Reino Unido já apresentarem ao Conselho de Segurança da ONU uma versão do projecto de resolução para o Iraque. Nela pedem a saída das tropas estrangeiras assim que estiver concluído o processo político de democratização do Iraque, o que está previsto para finais de 2005 ou início de 2006.

O projecto de resolução inicial, apresentado a 24 de Maio, dava liberdade absoluta à força multinacional para assegurar a segurança e indicava que o seu mandato «seria revisto 12 meses após a adopção da resolução ou a pedido do governo transitório iraquiano».

A nova versão prevê que o mandato das forças internacionais termine «com a conclusão do processo político» que deverá dotar o Iraque de uma nova Constituição e de um governo eleito democraticamente.

O novo texto estabelece ainda que o governo iraquiano de transição, que deverá ser eleito em Janeiro de 2005, poderá pôr fim ao mandato das forças internacionais, embora para uma retirada efectiva seja necessária uma resolução do Conselho de Segurança.

Segundo os EUA, a nova versão da resolução tem como objectivo «deixar claro que o novo governo iraquiano será plenamente soberano».

O Conselho de Segurança esteve reunido na terça-feira à tarde para analisar o texto, mas este só deverá ser votado daqui a alguns dias ou semanas.


Sem comentários: