domingo, junho 06, 2004

RONALD REAGAN

Morreu Ronald Reagan

"Ronald Reagan morreu, este sábado, aos 93 anos, depois de mais de uma década de luta contra a Doença de Alzheimer. O antigo presidente norte-americano liderou o país de 1981 a 1989 e notabilizou-se por ter contribuído para o fim da Guerra Fria.

A sua esposa, Nancy, e os seus filhos acompanhado o antigo presidente norte-americano nos seus últimos momentos de vida passados no seu rancho na California.

Reagan ficou ligado ao fim da Guerra Fria, ao entabular contactos com o antigo presidente soviético Mikhail Gorbatchov, que levaram à assinatura de alguns documentos no âmbito do controlo de armas nucleares.

Para além do papel que teve no fim da Guerra Fria, Reagan, que antes de ser político foi actor em Hollywood, foi vítima de um atentado em 1981 ao qual acabou por sobreviver, tendo ainda passado por outro mau momento enquanto
presidente, quando foram descobertas provas que os EUA tinham vendido armas ao Irão entre 1985 e 1986.

Reagan assumiu o cargo de presidente dos EUA, em 1981, aos 69 anos, ao substituir o democrata Jimmy Carter, tornando-se então no norte-americano mais velho a chegar à Casa Branca. Oito anos mais tarde abandonou o cargo.

O antigo presidente dos EUA, um republicano, foi o primeiro de direita do seu país a ser eleito para o cargo em 50 anos e foi o primeiro num período de 30 anos a permanecer na Casa Branca por dois mandatos consecutivos.

O «actor que se tornou político» não aparecia em público há cerca de uma década, após lhe ter sido diagnosticada a Doença de Alzheimer, que lhe terá provocado um «sério agravamento» do seu estado de saúde na última semana.

Em declarações à TSF, Frank Carluci, o antigo embaixador dos Estados Unidos em Portugal, que, durante a administração Regan foi secretário da Defesa, Conselheiro para a segurança Nacional e Director da CIA, diz que Regam «era um homem de Paz e não de guerra»

Segundo, Frank Carluci, Regan «nunca apontou armas à União Soviética. Foi ele que negociou com a União Soviética e passei horas de reunião com ele com Gorbachev, tanto em Moscovo como em Washington, e a relação entre os dois levou ao colapso do comunismo».

Regan era um «fantástico negociador. Um homem de paz, que pensava que as únicas armas que devíamos ter eram armas de defesa».

Assim a «guerra das estrelas foi um óptimo instrumento de negócio para convencer os russos de que qualquer tensão com os Estados Unidos seria obsoleta», remata Frank Carluci.

A administração de Regan foi um «Beneficio para todos, incluindo Portugal», recorda Frank Carluci, que lembra o encontro de Regan com Mário Soares, em 1987.

«Tiveram uma excelente reunião e Regan felicitou o retorno de Portugal à democracia. Ele era um defensor da democracia e dos direitos humanos em todo o mundo».

Já para o primeiro-ministro de Portugal, Durão Barroso, além do «pesar» diz que foi «uma das grandes personalidades politicas do século XX».

«Foi a sua coragem que permitiu a resistência e a vitória sobre a ameaça totalitária que existia na Europa de Leste e na antiga União Soviética», sublinha Durão Barroso

«Todos os homens e mulheres que prezam a liberdade tem uma dívida de gratidão para com Ronald Regan», concluiu o primeiro-ministro."



Sem comentários: