sexta-feira, junho 11, 2004

Eleições locais no Reino Unido

(Da Sic Online)
Partido de Blair sofre revés

O Partido Trabalhista, que governa o Reino Unido, ficou em terceiro lugar nas eleições locais, de acordo com as primeiras projecções. O resultado está a ser analisado como uma penelalização ao Governo pelo envolvimento na guerra no Iraque. Os britânicos votaram também para as eleições europeias.

Concluído o apuramento dos resultados em cerca de metade das mesas de voto, os trabalhistas (esquerda) perderam 211 concelhias, enquanto que os conservadores viram a sua posição reforçada em 101 concelhias e os liberais democratas ganharam também mai 67.

Muitos dos feudos tradicionais do Partido Trabalhistas foram perdidos, desde Bassetlaw a Burnley, Hastings, Swansea e Oxford.

Depois de conhecer os primeiros resultados, os trabalhistas confesaram estar muito preocupados com o facto de poderem ser a terceira força nestas eleições.

O ministro do Interior, David Blunkett, admite que a guerra contra o Iraque "dividiu as famílias, dividiu o Partido Trabalhista e dividiu amigos, sendo que alguns pensam que foi uma decisão errada".



Sem comentários: