domingo, junho 06, 2004

IRAQUE

(Segundo a Lusa)
Pena de morte vai ser restabelecida no Iraque e aplicada "Em casos muito específicos"

"O novo ministro da Justiça iraquiano, Malek Dohane al- Hassan, revelou domingo à imprensa que o seu país vai restabelecer a pena de morte após 30 de Junho e que o antigo presidente Saddam Hussein poderá nela incorrer.

"A pena de morte apenas está suspensa no Iraque, mas com o regresso da soberania nada obrigará a manter essa suspensão. Pretendemos restabelecê-la para casos muito específicos", acrescentou Hassam.

A pena de morte foi suspensa no Iraque em Abril de 2003 pelo antigo chefe do Comando Central norte-americano (Centcom), o general Tommy Franks, após a queda de Bagdad às mãos dos norte- americanos.

"Muita gente pergunta-me se Saddam Hussein pode escapar à pena de morte. Para mim, a questão é muito simples: ele foi o chefe das Forças Armadas e desertou. Segundo as suas próprias leis, este crime já é passível de pena de morte", acrescentou Hassan.

Em funções desde terça-feira, o governo provisório iraquiano em que Hassan participa deverá receber o poder da coligação em 30 de Junho."


Sem comentários: