terça-feira, maio 18, 2004

AFEGANISTÃO

Soldados dos EUA autorizados por escrito a torturar

"A revista alemã «Stern» vai revelar amanhã documentos norte-americanos com directivas superiores para os soldados dos EUA, estacionados no Afeganistão, que os incitavam a torturar prisioneiros durante os interrogatórios.

Os documentos, que os repórteres da «Stern» garantem ter fotografado no sudoeste do Afeganistão, englobam ordens superiores por escrito para que os militares recorram à tortura como método de interrogatório.

Segundo a revista alemã valia tudo, desde o recurso a ataque com cães a tiros de morteiro nas proximidades dos presos para os amedontrar, ameaça de transferência para a base de Guantanamo, uso de ruídos em alto som, alteração brusca de temperaturas e privação do sono.

De acordo com a «Stern» cada prisioneiro tem direito a dormir quatro horas por dia, repartidas de maneira aleatória.

Esta notícia contraria as declarações solenes do secretário de Estado da Defesa, Donald Rumsfeld, que a semana passada disse na Comissão do Senado que as forças militares norte-americanas têm ordens expressas para respeitar a Convenção de Genebra.

A revista vai também publicar uma sondagem que mostra que 74 por cento dos alemães considera injusta torturar suspeitos de terrorismo, mesmo em caso excepcionais.

A Amnistia Internacional também já tinha informado em comunicado que recebeu denúncias de casos de tortura nas prisões do Afeganistão."

Sem comentários: