sábado, maio 15, 2004

Brasil expulsa correspondente

Brasil expulsa correspondente do New York Times

"O ministério brasileiro da Justiça suspendeu o visto do correspondente do New York Times no Brasil, que escreveu um artigo afirmando que o presidente Lula da Silva tem problemas de bebida. Esta medida vai conduzir à expulsão do jornalista do Brasil.

O jornalista norte-americano Larry Rohter escreveu um artigo, publicado no domingo, intitulado «O hábito de beber do presidente brasileiro torna-se uma preocupação nacional».

A reacção ao texto, que deixa entender que vários erros cometidos recentemente pelo presidente em público podem resultar do seu gosto excessivo por um «copo de cerveja, whisky ou a típica bebida brasileira, a cachaça», foi conhecida na terça-feira.

«Face à reportagem ligeira, mentirosa e ofensiva para a honra do presidente da República Federal do Brasil, com grave prejuízo contra a imagem do país no estrangeiro, o ministério da Justiça considera inconveniente a presença no território nacional» do jornalista norte-americano, indica o ministério da Justiça em comunicado.

Pouco antes do anúncio do ministério da Justiça, o presidente Lula da Silva, questionado sobre o artigo, considerou que «não compete a um presidente responder a semelhante asneira», remetendo a questão para o ministério da Justiça.

Larry Rohter é correspondente do New York Times no Brasil há 20 anos. O editor executivo do jornal, Bill Keller, disse que se o Brasil «tenciona expulsar um jornalista por escrever um artigo que ofender o presidente, isso levanta sérias questões sobre a anunciado."

Sem comentários: