quarta-feira, maio 12, 2004

Taxas de juro na Zona Euro

Economista chefe do BCE defende as taxas de juro na Zona Euro

O economista chefe do Banco Central Europeu, Otmar Issing, considera que não são as taxas de juro na Zona Euro que impedem uma recuperação da economia mais sustentada.

«Não é por culpa da política monetária que a crescimento se tem revelado insatisfatório», disse Issing em entrevista à revista Geldidee.
Recorde-se que na terça-feira a OCDE fez uma leitura pouco positiva do crescimento das economias da Zona Euro e apelou a uma descida das taxas de juro de referência por parte do BCE.

Issing considera que «as taxas de juro estão a um nível historicamente baixo» e que os dados macroeconómicos não são suficientemente claros, mas não sustenta que o nível das taxas seja determinante para travar a retoma e que uma subida das mesmas vá resolver a valorização do euro face ao dólar e promover o consumo.

O economista chefe do BCE disse, contudo, que o factor que mais está a afectar as economias é a subida dos preços do petróleo, mas mostrou-se confiante na manutenção de taxas de inflação baixas e estáveis no médio prazo."



Sem comentários: