sábado, maio 01, 2004

Liberdade de imprensa

De acordo com um relatório da Freedom House, Portugal está a par de países como Austrália, Bahamas, São Marino e São Vicente e as Granadinas.

A organização não governamental analisou órgãos de imprensa escrita, digital, radiofónica e televisiva e, entre os países de língua oficial portuguesa, São Tomé e Príncipe está na 64ª posição e Timor-Leste na 68ª. Mais abaixo surgem Brasil (80º lugar) e Cabo Verde (80º), Moçambique (100º), Guiné-Bissau (127º) e Angola (142º).

Alguns dos casos mais preocupantes em 2003 aconteceram em países como a Rússia ou a Bolívia, cuja democracia está em crise, mas também em Itália, devido à influência do primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi.

A região do Médio Oriente/Norte de África foi a aquela em que a liberdade de imprensa enfrentou mais problemas: 90 por cento da região é considerada como «Não Livre».

No fundo da tabela estão Birmânia, Cuba, Líbia, Coreia do Norte e Turquemenistão onde, segundo o relatório, os meios de comunicação social independentes praticamente não existem ou quase não conseguem trabalhar.

Sem comentários: