quarta-feira, maio 12, 2004

Petróleo

"Preço recua com possível aumento da produção da OPEP (actual.)
A possibilidade de um aumento da produção, por arte da OPEP, está a pressionar em baixa a evolução dos preços do petróleo. Esta manhã, o barril de Brent caiu mais de três por cento.

O ministro saudita do petróleo, Ali al-Nouaïm, defendeu, esta segunda-feira, ser «essencial um aumento da produção da OPEP para manter o equilíbrio entre a oferta e a procura» e segurar a subida dos preços.

Em comunicado, o ministro saudita defendeu um aumento de, pelo menos, 1,5 milhões de barris por dia, uma ideia que encontra eco nas palavras do representante iraniano na OPEP.

Kazempour Ardebili estima que os preços deverão manter-se em alta durante os próximos três a quatro meses, salientando, no entanto, que tal não se deve a um problema de quebra da oferta.

Ainda assim, aquele responsável esclareceu que o Irão não deverá opor-se a um aumento da produção caso tal seja decidido na próxima reunião da OPEP.

Em constante subida desde os finais de 2003, o peço do barril de crude atingiu os 40 dólares, na passada sexta-feira em Nova Iorque, o seu valor mais alto em 14 anos.

Esta segunda-feira, o preço do barril abriu em queda, uma tendência reforçada com as declarações do ministro saudita.

Às 12:30 GMT, o barril de Brent para entrega em Junho, referência no Mercado Internacional do Petróleo de Londres, seguia a perder 1,46 dólares para 35,54 dólares.

Em Nova Iorque, na negociação electrónica que precede a abertura oficial, o preço do barril de bruto, para entrega em Junho, perdia 1,54 dólares para 38,39 dólares.

A OPEP reúne-se a 21 de Maio, em Amsterdão, à margem de uma conferência internacional sobre energia, devendo a reunião ser consagrada à política que deverá ser seguida face ao actual nível dos preços do petróleo."


Sem comentários: