sexta-feira, maio 21, 2004

Ciência e Tecnologia

Universo está a expandir-se a um ritmo cada vez maior

"O Universo está a expandir-se a um ritmo cada vez maior, concluíram astrónomos britânicos com base na observação da chamada «energia escura». Com a ajuda do telescópio de raios X Chandra, os investigadores constataram que a energia escura está a empurrar o Universo para o exterior, acelerando a sua expansão.

De acordo com Steve Allen, astrofísico do Instituto de Astronomia de Cambridge, no Reino Unido, este fenómeno terá importantes implicações para o futuro do Universo.
Estima-se que o Universo é composto por 75% de energia escura, 21% de matéria escura e apenas 4% de matéria normal, como a que compõe a Terra. Embora os investigadores desconheçam a composição da energia escura, acreditam que a sua densidade determina o ritmo de expansão do Universo.

O próximo passo será determinar o que está a motivar esta crescente expansão e as consequências que isto irá ter para o futuro do Universo. De acordo com Paul Hertz, da NASA, todas as opções são possíveis, mas há três que mais se evidenciam.

Num primeiro cenário, se a densidade permanecer constante, a aceleração da expansão prosseguirá e «dentro de mil milhões de anos, milhares de galáxias desaparecerão».

Em contrapartida, se a densidade baixar, «a expansão decrescerá até ao ponto em que o Universo se desaprumará novamente antes do seu desaparecimento e, quem sabe, de um novo Big Bang».

A terceira opção seria um aumento da densidade da energia escura, cujo último efeito seria «uma destruição dos átomos que compõem toda a matéria».

Sem comentários: