segunda-feira, maio 10, 2004

Hubble moribundo

NASA desenvolve acções para salvar telescópio espacial

"Há já alguns meses que o telescópio espacial Hubble foi dado como moribundo por parte dos cientistas da NASA. A agência espacial norte-americana está agora estudar a hipótese de enviar uma missão robótica para salvar este “olho espacial” que captou as imagens mais impressionantes de sempre do espaço.

A edição desta segunda-feira do Washington Post refere que a NASA está a estudar uma forma de salvar o telescópio mais famoso do Mundo. Há 14 anos no espaço, o Hubble teve um início de “vida” problemático. Depois de detectados alguns defeitos na sua lente - que não permitiam uma nitidez absoluta nas imagens captadas -, foi enviada para o espaço uma missão destinada a colocar a cem por cento o telescópio.

A cerca de 580 quilómetros da Terra, o Hubble tem uma verdadeira história de sucesso. Ao longo dos anos tem enviado imagens deslumbrantes do Universo. Foi mais longe que nunca e captou momentos nunca antes vislumbrados. Os técnicos acreditam que o olho espacial dever-se-á fechar em 2007, devido ao esgotamento das suas baterias e giroscópios.

Depois de uma vida em pleno, o Hubble começou a revelar sinais de fraqueza desde há alguns meses. Na NASA fala-se mesmo de um projecto em fase moribunda. O director da agência espacial norte-americana, Sean O’Keefe, cancelou a 16 de Janeiro uma missão destinada a manter operacional o telescópio, depois de se decidir que o vaivém espacial não poderia ser utilizado para efectuar trabalhos de reparação.

A decisão acabou por criar uma onda de críticas por parte de alguns cientistas. As queixas chegaram mesmo junto do Governo norte-americano. A Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço pediu entretanto que fosse delineadas algumas ideias de como salvar o Hubble."


Sem comentários: