quinta-feira, maio 27, 2004

Homem e chimpanzé comparados

Estudo investiga as diferenças genéticas das duas espécies

"As diferenças entre o Homem e o chimpanzé são mais profundas do que se pensava. É esta a principal conclusão da primeira sequenciação precisa do ADN de um cromossoma de chimpanzé. Já se sabia que 98,5 por cento do património genético deste animal é semelhante ao do Homem, mas segundo a edição de hoje da revista Nature, investigadores do Japão, da China, de Taiwan e da Alemanha concluíram que pequenas mudanças fazem toda a diferença.

A distância genética entre o Homem e o chimpanzé é muito mais complexa do que se julgava, relata o estudo dos cientistas. A equipa de investigadores, liderada por Todd Taylor, do Centro de Ciências do Genoma em Yokohama, no Japão, fez a leitura do cromossoma 22 do chimpanzé e comparou-a com a do cromossoma 21 do Homem.

Desde Agosto de 2003 que já estava esboçada a sequenciação do genoma do chimpanzé, mas esta é a primeira sequenciação completa de um cromossoma, suficientemente exacta para dar aos investigadores a certeza de que as diferenças entre as duas espécies são reais."

Catarina van der Kellen
Jornalista

Sem comentários: