quinta-feira, maio 13, 2004

Petróleo - Recorde histórico

Petróleo atinge 41 dólares e se aproxima de recorde histórico
Do Jornal do Brasil:
"O preço do barril do Texas atingiu 41 dólares hoje, quinta-feira, no mercado de Nova York, ficando muito perto de bater seu recorde histórico, de 41,15 dólares.

O temor de que os países produtores não possam atender à forte demanda mundial de petróleo que se aproxima devido ao crescimento econômico está por trás desta forte alta do petróleo, só comparável à registrada em 1990, depois da invasão do Kuwait pelo Iraque.

O encarecimento afetou hoje todos os derivados, especialmente a gasolina, cujo contrato de referência subiu para 1,363 dólar o galão (3,78 litros), o nível mais alto de sua história.

Nos postos dos Estados Unidos também subiu o preço da gasolina, que esta semana chegou a 2,03 dólares o galão, contra 1,94 dólar na semana passada, disse hoje o Departamento de Energia do país.

Além da possível falta de petróleo, os investidores também temem a escassez de gasolina, depois da divulgação feita ontem de que as reservas armazenadas nos Estados Unidos caíram na semana passada para 1,1 milhão de barris.

Este fator é extremamente preocupante, especialmente porque em duas semanas começa a temporada de verão, quando o tráfego de automóveis se torna o maior de todo o ano.

A procura por gasolina já cresceu em Maio, para 9,37 milhões de barris por dia, cifra recorde nesta época do ano."


Sem comentários: