quinta-feira, maio 20, 2004

Descoberta da NASA

Fezes de astronautas podem gerar electricidade

"A NASA descobriu uma forma de reciclar as fezes dos astronautas e utilizá-las para produzir electricidade. Com a descoberta de uma bactéria capaz de gerar electricidade, cientistas da NASA desenvolveram células de combustível à base de micróbios.

Ao cabo de uma viagem de dois anos a Marte, com seis tripulantes, seria possível acumularem-se mais de seis toneladas de resíduos sólidos orgânicos, muitos dos quais fezes.

Com a reciclagem destes desperdícios seria possível contribuir para a produção de água potável, fertilizante e electricidade, como explica a NASA na sua página da Internet.

Em 1987 cientistas descobriram a Geobacter metallidreducens, da família dos micróbios, num esterqueiro húmido dos Estados Unidos. Esta bactéria, que vive em lugares com pouco oxigénio e muito ferro, consegue deslocar electrões no metal.

Desta forma, a Geobacter é capaz de processar dejectos e gerar electricidade quando em circunstâncias propícias. Essas circunstâncias seriam criadas graças a um novo tipo de célula de combustível.

Por seu lado, esta célula é um dispositivo electroquímico que consegue converter directamente energia química em eléctrica. Para produzir continuamente electricidade necessita de um abastecimento, sem interrupções, de combustível.

Assim, os micróbios iriam retirar os electrões dos desperdícios orgânicos de forma a levá-los até ao eléctrodo da célula de combustível. Desta forma seriam conduzidos dentro de um circuito onde gerariam electricidade, enquanto fluíssem.

Os sistema está a ser testado na Terra, mas no espaço precisaria de «uma configuração muito eficiente e compacta», devido à falta de espaço de uma nave, segundo Bruce Rittmann, investigador da NASA."


Sem comentários: